Finalmente tenho net, tava dificil.
Finalmente cá estou em Istambul, desde as 0h de ontem (dia 24), para vocês 22h.
Quanto a viagem, não há muito para contar até ao momento em que cheguei cá:
Cheguei ao aeroporto e procurei alguem com um papel a dizer 'koç university' ou algo do genero e nada! A pior parte é que, ao contrario do que vi em londres, as pessoas que esperavam quem chegava não estavam simplesmente em pé à espera, tavam num grande MOCHE tipo um concerto de metal e todos gritavam dialectos para mim estranhos e eu não percebia nada, nem sequer conseguia ouvir fosse o que fosse.
Esperei 20min., voltei a passar e nada. Procurei o posto de informações para lhes pedir para chamarem no microfone quem supostamente me ia buscar (a univ. contratou algumas empresas privadas para nos ir buscar ao aeroporto) mas vi a banca dos cambios e fui pra lá invés de ir às informações. Troquei o dinheiro e voltei a procurar. Quando encontrei, estava na fila de espera e ouvi o meu nome a ser chamado no micro, com um sotaque meio espanhol mas era o meu nome, ali estava o homem que me ia buscar. Tentámos comunicar mas foi impossivel, nem inglês, nem francês, nem espanhol, nada! Apenas turco .. Depois, através de gestos, mandou-me sentar lá fora à espera e eu ali fiquei, no meio de uma enorme núvem de gente.
Passados 10min. apareceu com uma mulher e uma criança de colo. Tentou comunicar outra vez e foi novamente impossivel. Esperámos mais um bom bocado e finalmente apareceu um carro, um opel corsa branco de 90 e pouco. Pusemos as malas na bagageira e mandaram-me entrar, para o lugar da frente. Olhei para o espelho do meu lado e tava desfeito em cacos. Comecei a entrar em panico, eu estava num carro completamente cheio de gente estranha que não falava nenhuma das 4 línguas que eu entendo, carro esse a cair aos bocados, com espelhos defeitos...?! Andamos 100m e pediram-me o dinheiro. Tentei discretamente tirar 40TL do meu maço de notas com quase 500TL mas o minimo que encontrei foi uma nota de 100, teve que ser, dei-a ao condutor. Para meu alivio, ele parou numa bomba de gasolina, entrou e trocou a nota por notas mais pequenas e deu-me as 60TL de troco.
Acalmei por uns instantes até que, na autoestrada, o condutor se enganou no caminho e os outros começaram a gritar (eles só comunicam aos gritos). Isto não é muito assustador mas, se eu vos disser que ele fez marcha atrás na autoestrada por uns 150m até ir de encontro à saída pela qual deveria ter ido, já assusta, não?!
Felizmente cheguei ao campus inteiro. Levaram-me a um dos gabinetes administrativos e deram-me um quarto. Tive sorte, estou no unico edificio com wireless, tenho uma casa de banho ao lado do quarto, que é dos maiores, e é o edificio com mais erasmus (rapazes, há edificios diferentes para sexos diferentes). Já agora, uma breve explicação, ao todo há cerca de 20 edificios (dormitórios), cada um alberga cerca de 100 pessoas, excepto o meu que alberga quase 200. Por enquanto estou sozinho, o meu companheiro turco só deve chegar no domingo visto que as aulas só começam na segunda (quem me dera que não viesse, estou tão bem assim, abdicar da privacidade dentro do quarto ser-me-á muito estranho, é o meu cantinho, onde posso estar mais à-vontade e falar português comigo mesmo para não destreinar).
Uma vez no campus, tentei conhecer alguém. Nenhuma alma viva aparecia por aqui. Quando finalmente tava deitado a tentar dormir ouvi umas pessoas a passar à minha porta, falavam inglês. Levantei-me e fui atrás deles (em pijama). Eram dois americanos, uma rapaz e uma rapariga, deram-me algumas informações úteis e no dia seguinte levaram-me ao Exchange Center, onde tinhamos muito a tratar.
Depois de 2h de espera no Exchange Center, chegou a minha mentora. É uma turca que também estuda economia que decidiu ser Exchange Mentor devido à má experiência que teve na Universidade do Nevada, onde passou um semestre inteiro sem conhecer ninguém. Passei o dia com ela e os seus outros mentees, uma francesa e uma americano (do Nevada LOL) a tratar de tudo o que tinhamos a tratar. Hoje tenho praticamente tudo feito, apenas irei a Saryer mais tarde tentar comprar alguma loiça e um telémovel (dentro de 7/8 dias o roamming deixará de funcionar, o meu numero turco será o +90 b531 523 19 77, podem comunicar para lá, custa dinheiro mas pouco).
Quanto aos erasmus (será preferivel chamar-lhe exchange students pois a maior parte são de fora da europa), cerca de 75% são americanos, há ainda uns quantos italianos, sobretudo da Bocconi e, de resto somos 1 português, 2 espanhóis, 2 franceses, 1 britânico, 3 'singapurenses', 2/3 canadianos, 1 vietnamita, 2 alemães, etc. Está a ser giro, muito giro mesmo, tenho gostado imenso dos exchange, os mentores são altamente, super prestáveis.
Os problemas:
- Quase nenhum funcionário percebe inglês mas com gestos e ajuda dos mentores temo-nos arranjado;
- A zona de bares mais próxima fica a mais de uma hora de caminho;
- Ainda não parei de gastar dinheiro;
- As refeições são caras e nem sempre boas (o almoço de ontem era excelente, comi um prato óptimo de frango e mais umas saladas óptimas, o jantar de ontem foi razoável, não pude comer carne nem peixe porque não havia nada de que eu gostasse mas comi vários pratos vegetarianos - aqui não há UM prato como em Portugal, há vários pratinhos pequenos - mas, hoje ao almoço, novamente não avia carne de que gostasse, voltei a agarrar vários vegetais mas não gostei de nada, fiquei por um pedaço de macarrão com tomate que havia na secção das saladas);
- Quase não há estudantes de economia entre os exchange, a maior parte é de administração/gestão, engenharia e relações internacionais;
- Já quase não penso em português, o que me parece algo mau;
- Não há álcool à venda no campus e mesmo que compremos fora não o podemos trazer para os dormitórios;
- Os europeus acham tudo muito barato, portanto tenho que me socorrer nos americanos que são tão ou mais forretas que eu.
Ainda não tenho fotografias mas quando tiver prometo que as ponho cá. Vou tentar escrever o máximo de dias possíveis.
Hoje tenho um jantar de exchange students numa aldeia aqui perto, aposto que vai ser divertido, só espero conseguir comer alguma coisa (até porque me vai custar uns 20€).
Por aqui me despeço, vão comentando e dando notícias, por enquanto o telémovel ainda recebe mensagens e vocês não pagam nada por mandar (se forem 91, claro).
Beijos e abraços,
şimdiye kadar!
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bemm estou a ver que vais ter alguns problemazinhos em comunicar com os locais:s
ResponderEliminarMas isso ultrapassa se na boa;)
Vai ser grandeeee experiência de certeza absoluta,Aproveita ao máximo!!!
E pode ser que deixes de ser tão esquisito em relação à comida eheh=p
Bjnhos cuida te!!
Geni*
Ai nuninho nuninho!
ResponderEliminarAs tuas aventuras sao sempre algo de extraordinario. :P
Vai contando coisas, ja tenho net (emprestada, mas tenho). Por isso acho bem que me chateies muito à noite. :P
Big Kiss*