Hey There!
Como devem saber, estou a fazer uma cadeira chamada Effective Presentations, na qual o que basicamente temos que fazer são apresentações e discursos com alguma teoria à mitura.
Na semana passada tive que fazer o meu primeiro discurso. O título da Building Task era 'How-To Introduce' e o que tinhamos que fazer era falar um pouco acerca de nós mesmo, contextualizando-nos com um objecto que tivesse um grande significado para nós, em apenas 3 minutos.
De facto, não foi muito difícil escolher o objecto, visto que trouxe comigo os presentes que os meus amigos me deram. Como tal, achei justo partilhar o discurso:
" At the first place, I'm sorry about the cliché.
The most important thing in my life? My friends! those who consider me one of the most important persons in the world too.
What's friendship for me? A mutual relation - built on smiles, hugs, evenings, walks on the rain, words - simple things that life has and don't have any associated costs.
Do I have many friends? I have some. The quantity doesn't matter - what matters is that I can be assured that I'll never be alone.
But friendship, as I said before, is a mutual relation - and because of that and because my friends know they can always count on me too, before I come here, to this exchange semester, some friends of mine gave me this.
(mostrei os presentes)
Why? For, in the worst moments, I can tell that, even if my world is falling apart, there are some people worried about me."
O tema foi bastante inspirador e valeu-me um 96%. Pelo menos entre os exchange fui o melhor... Cool!
Amanha terei outro discurso mas desta vez tenho que ensinar a fazer algo. Andei mais de 24h a bater com a cabeça nas paredes pois não fazia a mais pequena ideia. Até que um italiano meu colega nessa cadeira, quando estavamos a almoçar e a falar sobre isso, me perguntou 'Em que é que tu és bom?' e fez-se luz! MATEMÁTICA! Logo irei ensinar a resolver sistemas de 3 incógnitas, tanto pelo método da substituição como pelo método de Gauss - desta vez tenho 6 minutos. Espero que corra tão bem como da outra vez.
Mais algumas novidades:
- Estou doente - pois, parece que todos os exchange estão a ter algumas dificuldades a habituar-se às constantes alterações climáticas daqui. Tanto está um frio de rachar como um calor infernal. E é todos os dias assim. Este país tem um clima estranho, no mínimo.
- Além desse 96% recebi também um 93% de um quizz da mesma cadeira. Até agora está a ir bastante bem.
- Já começo a notar os efeitos do ginásio. Indo lá todos os dias também não é difícil. Não sei se cheguei a dizer mas nós temos um ginásio completamente equipado no campus. Tem tudo o que um Solinca ou um Holmes Place tem mas não só, inclui ainda um campo de basquetebol, um de badminton, um de volei (os três interiores), um de futebol, um de ténis (ambos exteriores) e ao que me constou ainda tem uma sala de vidro na cave para squash mas ainda não lá fui por isso até é capaz de ter mais alguma coisa. O pior é a piscina, como é descoberta, só a enchem durante os meses de verão. Eu não me importava de treinar um pouco durante estes primeiros tempos mas os turcos é que mandam. Uma coisa muito boa, as salas de cardio e de musculação têm acesso à rua (umas varandas), o que é óptimo pois assim posso fumar a meio do treino!!
- Ainda nunca falei de tabaco - as marcas mais famosas por aqui são o Pall Mall, o LM e o Malboro. E sim, a ordem é esta mesma. Talvez hajam umas marcas turcas à mistura mas não sei bem. Inicialmente comecei por ir aos quiosques e pedir o mais barato que tivessem. Eram sempre marcas turcas mas cujos valores (alcatrão, monóxido de carbono e nicotina) excediam de longe os valores legais em Portugal (os quais eu fumo no extremo), o que tornava aquele tabaco fortíssimo, até para mim! Então desisti das marcas turcas baratas. Um dia perguntei o preço do Pall Mall e é 3,75TL, o que equivale 1,825€, o que me parece bastante razoável. Então pedi 5 maços do encarnado. Para meu grande espanto comecei a tossir ao iniciar o primeiro cigarro. Não é que era ainda mais forte que os outros?!?! Tive que fumar os 5 maços até ao fim e, finalmente, na passada 6ª consegui acabá-los. Então, à noite, fomos até um pub em Sariyer e, no caminho, passei por um quiosque em que a empregada falava inglês. Então pedi-lhe para ver o rótulo do Pall Mall laranja (sim, aqui há laranja) pois pareceu-me se o intermédio. O valor do alcatrão era de 4mg o que me deixou boquiaberto pois geralmente fumo 9 ou 10mg e nem sabia que havia algo tão baixo. Então pedi para ver o azul - 8mg. Ou seja, finalmente descobri o meu tabaco na turquia - Pall Mall azul. É mais forte que o azul português mas mais fraco que o encarnado português portanto, para todos os efeitos, estou a reduzir - não na quantidade mas sim na intensidade!
- Já tive a minha primeira aula de turco. Sou o pior aluno de lá, fiquei logo marcado ao início. A prof. entrou a falar turco e ficaram todos calados. eu não aguentei e dei uma gargalhada enorme. Ela dirigiu-se a mim, ainda em turco e eu, sem perceber o que perguntava disse 'Está à espera que percebamos??'. Então ela lá falou em inglês. Basicamente para dizer que ia falar sempre em turco. Como me parece que está a cantar ou a zumbir não consigo decorar as palavras, o que faz de mim o pior daquela turma. Escusado seja dizer que sempre que ela perguntava alguma coisa na aula eu era o primeiro a ter que responder. A palavra que mais disse foi 'evet' (sim), sempre que não sabia o que dizer. Ao menos aprendi os números. Decorá-los é que é outra história.
Bem, fico-me por aqui nas minhas aventuras, lá para o fim de semana já devo ter algo mais para contar.
Portem-se bem por aí ;)