sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As primeira semana de aulas

Hey there!
Neste post vou falar sobre esta primeira semana de aulas.

Antes de mais, as minhas cadeiras são:

.Game Theory and Strategy
.Labor Economics
.International Trade
.International Negotiations
.Effective Presentations

Inicialmente Labor Economics e International Trade não constavam na minha lista, no lugar dessas estavam Experimental Economics e Modern European History. A primeira tive que tirar pois não se ajustava no horário e Labor Economics pareceu-me mais interessante até porque segundo me constou em Experimental Economics não se fazia muito mais que pura análise estatística de dados, o que não me fascina. Quanto a história, fui à primeira aula e até me pareceu interessante mas, só nesse dia, vim com uma carga enormíssima de textos para ler para a aula seguinte. A minha reacção inicialmente foi normal mas depois comecei a pensar e... Calma lá, eu estou em Erasmus, não é suposto estar para aqui agarrado a livros dias e dias inteiros, ainda para mais eram em inglês do séc. XVIII e XIX, o que no mínimo era difícil de compreender. Achei que estar a fazer uma cadeira tão pesada para equivaler àquela cadeirazeca que temos em Lisboa era uma loucura, portanto mudei para International Trade, pois é fácil e já sei grande parte da matéria.

As minhas preferidas está a ser sem dúvida Labor Economics, é mesmo muito interessante e a forma como é ensinada é fantástica, o professor é o máximo! Ainda por cima adorou o facto de sermos de fora da Turquia pois é uma cadeira onde fazemos muitas comparações entre países e nós seremos uma grande ajuda nisso (eu, duas alemãs e um holandês).

Game Theory é a mais difícil e a única em que o professor não tem uma pronúncia perfeita mas eu gosto da matéria e tenho todos os pré-requisitos feitos (ao contrário de Labor em que era suposto já ter tido Econometria) por isso não estou preocupado.

International Negotiations é um bocado chata, não pela matéria mas pelo professor. Só a mantive porque os turcos dizem que quase toda a gente tem A, o que me agrada.

Effective Presentations ainda não tive, a professora decidiu prolongar as suas férias. Por mim está à vontade!

O ambiente na sala de aula é bastante diferente de Lisboa. As pessoas estão muito mais à-vontade embora as turmas (teóricas) sejam mínimas. Por exemplo, em Labor somos 8! Talvez na próxima semana sejamos mais mas por agora somos muito poucos.

Todas as aulas são apenas teóricas (excepto Game Theory em que vou ter uma prática por semana, à 6ª) mas estimulam muito a participação e resolvem-se lá alguns exercícios.

Até agora estou a adorar as aulas, o que é muito bom e pouco comum para mim. É bom que tudo se mantenha pois não posso ter faltas.


Ontem fui sair à noite mas foi uma saída banal, não há muito para contar. A única coisa menos vulgar foi o facto de eu ter dado por mim numa discoteca de hiphop. Ainda me pus a tentar negociar com o DJ para mudar para house ou algo mais comercial mas não consegui nada (na verdade acho que ele não percebeu o que eu quis dizer, para variar também não falava inglês).

Somos os donos da cozinha. Apenas nós, os estrangeiros, cozinhamos aqui. Então adoptamos a cozinha do meu edifício, que é a maior e melhor, e agora chama-se Exchange Cafeteria. As minhas refeições são as mais elaboradas daqui. Os italianos só comem massa com molho de tomate (mas é mesmo SÓ, todo o santo dia!), os americanos fazem sempre umas coisas muito estranhas e os outros geralmente comem massa com vegetais salteados. Eu sou aquele que faz filetes de robalo, bifes de frango, salmão e tapas. Portanto sim, ao contrário das expectativas, tenho-me alimentado bem!


Vão dando notícias, já sabem que podem enviar SMS's sem pagar nada a mais por isso, eu também quero notícias vossas (sem ter que ir ao msn).

Beijos e abraços, porte-se com juízo lol

;)

P.S.: Já tenho companheiro de quarto, chama-se Murat, estuda eng. informática e sim, é um bocadinho nerd. Mas é muito simpático e porreiro. A parte má é que ressona muito e adora AXE, ele põe AXE em tudo quanto é sítio, nos sovacos, na cabeça, no peito, no ar, em todo lado. Acho muito bem que ponha pois durante toda a semana nunca vi uma toalha de banho além da minha no quarto mas é um bocado desconfortável dormir com o quarto a tresandar a AXE. Ah, e adora o escuro, está sempre às escuras no quarto agarrado ao computador. É uma pessoa estranha mas simpático, está sempre a oferecer-me avelãs.

1 comentário:

  1. De resto, tenho teste estatistica e trabalho de micro na 2f e ainda não peguei em rigorosamente nada. Não faço mais nada que é marcar entrevistas e tomar conta desta gente toda!

    Beijinhos ***

    Miss you

    ResponderEliminar